terça-feira, abril 29, 2008

FEIRA APROVA ADESÃO À " SIMRIA "

A adesão de Santa Maria da Feira à SIMRIA era há muito reclamada, mas só na passada quarta-feira o Executivo feirense aprovou o contrato de adesão.
Emídio Sousa, vereador do ambiente, comentou que a adesão à SIMRIA significa dar mais um passo para a limpeza dos rios afluentes que desaguam na Barrinha de Esmoriz, nomeadamente a Ribeira de Rio Maior onde são despejados resíduos de fábricas de curtumes e reciclagem de papel.



Com a acumulação destes lixos as linhas de água chegam a ganhar um cheiro desagradável e ficam com uma cor fora do normal.
Também para a solução deste problema o autarca aponta o prazo máximo de três anos até que os resíduos sejam encaminhados para as estações de tratamento próprias.
Para já não avança com o projecto que deverá ser feito e refere que está a ser inventariado o levantamento do problema para se encontrar a melhor solução.
Em todo o caso, Emídio Sousa refere-se aos ataques dos autarcas vizinhos, que responsabilizam a Câmara de Santa Maria da Feira pelas descargas na Barrinha de Esmoriz, comentando que «é fácil atirar culpas».
O vereador do Ambiente diz que «as críticas têm tanto de injustiça como de justiça» e lembra que a falta de tratamento das águas residuais também é uma realidade nos concelhos de Espinho e Ovar, cujos afluentes desaguam na Barrinha classificada como paisagem protegida.

Sem comentários: